Outsourcing, que é a prática de terceirizar serviços ligados à parte estratégica da empresa, ou seja, buscar fontes externas ("de fora") para fazer estes trabalhos.
Há décadas terceirizam-se as áreas de logística, limpeza etc, mas apenas nos últimos anos aceitou-se a ideia de terceirizar áreas ligadas ao core business das empresas, como a área de finanças, por exemplo.
Não sabia o que é outsourcing? Isso é outsourcing.
Imagina a seguinte situação: você tem uma empresa de tecidos e é muito bom em gerenciar processos e pessoas, no entanto, não é muito familiarizado com a área contábil.
Você sempre precisa estudar muito para entender como gerenciar os custos e fazer o controle financeiro da empresa, mas ainda assim, de vez em quando alguns problemas surgem.
Então fica a pergunta: por que não terceirizar esse setor? Colocá-lo nas mãos de alguém que realmente entenda da área e possa ajudar seria uma opção tão ruim?
Pois este é o segredo do outsourcing. Contratar especialistas na área que você tem menos knowhow para potencializar o resultado destes setores.
Assim, você pode focar seus esforços naquilo que realmente faz parte da sua área, tornando a empresa muito mais coerente em todos os setores.
Outsourcing não é terceirização
Essas palavras não são sinônimos, ok? Quando procuramos o que é outsourcing, as vezes encontramos definições que colocam esses dois termos como sinônimos.
Mas isso não é verdade. Outsourcing é um tipo de terceirização, a terceirização de áreas estratégicas para a empresa.
A terceirização tal como nós a conhecemos, é a terceirização de serviços mais rotineiros, que normalmente não tem tanto valor agregado e estão mais distantes do core business da empresa.
Como exemplos desse tipo de serviço temos aqueles ligados à logística, limpeza, segurança e transporte.
Já o outsourcing trabalha nas áreas-chave da organização, como é o caso de Vendas, Finanças e da área de TI (Tecnologia da Informação), por exemplo.
Para quê uma empresa precisa ter uma equipe de TI para trabalhar dentro da organização, se pode contratar uma empresa especializada nisso, que faça esse trabalho remotamente e com a mesma qualidade?
Segundo a IDC, em 2013 o mercado de terceirização de TI movimentou R$ 12 bilhões, e desde então não para de crescer.
O outsourcing surgiu para permitir que cada um trabalhe na área que tenha maior domínio, tornando assim a organização mais forte em todos os setores.