O transporte, um dos principais ramos da logística, é utilizado para disponibilizar produtos dentro do prazo adequado onde existe demanda em potencial.
Movimentar o maior número de mercadorias pelo menor custo e tempo possíveis é a ideia central da logística, que, se estrategicamente trabalhada, pode garantir a manutenção e até a prosperidade da empresa no mercado. Só que todo o avanço da tecnologia ainda não substituiu a necessidade de transportar as mercadorias para os clientes.
Olhar cuidadosamente para a logística de transporte, portanto, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso das organizações. Afinal, o transporte de mercadorias representa a maior parcela dos custos logísticos para a maioria delas, cerca de 60% das despesas, o que, em alguns casos, pode ser traduzido em duas ou três vezes o lucro de uma empresa.
O que é logística de transporte?
Logística de transporte é o ramo da logística responsável pela definição do melhor modal para conduzir determinada quantidade de mercadoria com segurança pelo menor custo e tempo, seja ele ferroviário, seja aeroviário, rodoviário, hidroviário e dutário (via dutos).
Para que haja mais eficiência nessa operação, chegando a ser um diferencial competitivo, as empresas investem constantemente em tecnologia da informação, visando melhorar o planejamento e o controle das operações na busca por soluções intermodais que reduzam os custos.
A logística de transporte também colabora para a construção de uma imagem positiva da companhia perante os seus clientes, favorecendo o processo de fidelização ao possibilitar entregas rápidas e seguras.
Os desafios da logística de transporte no Brasil
Que a escolha do modal pode afetar o desempenho logístico ninguém duvida. Por isso, é trabalho da logística de transportes garantir que o modal ou os multimodais escolhidos diminuam os custos de distribuição e melhorem a margem de lucros. No entanto, a predominância do transporte rodoviário no país deixa as empresas à mercê da falta de infraestrutura e segurança nas estradas.
Para contornar esses obstáculos, muitas companhias optam por centros de distribuição em regiões estratégicas, próximas aos clientes. Além disso, utilizam ferramentas de roteirização e aplicativos de rastreamento para otimizar as operações. Os softwares integrados ou os serviços terceirizados também podem trazer ótimos resultados para os negócios.
Outra maneira de melhorar o desempenho é optar por modais de acordo com a estratégia da logística de transporte da empresa. Para entregas mais rápidas, o modal aéreo é a solução, embora a custos mais elevados. O mercado de mineração, por exemplo, se adapta melhor ao transporte ferroviário. Já a modalidade marítima ajuda nas exportações e importações, e pelos rios as mercadorias chegam às regiões mais afastadas.
Qualquer que seja o modal escolhido para a distribuição, é importante que a empresa detenha o controle eficiente de sua frota. Para isso, é necessário que haja uma gestão qualificada, com conhecimento atualizado acerca dos transportes, além de um cuidado permanente com a segurança da frota, da mercadoria transportada e dos operadores. Há, ainda, a necessidade de atualização contínua e qualificação dos responsáveis por cada etapa do processo de logística.
Assim, a logística de transporte é, em suma, uma das principais atividades ligada à cadeia de suprimentos. Se bem planejada e com bons investimentos, ela torna possível acompanhar todo o caminho de um produto, do envio até a entrega ao comprador, o que traz mais segurança às empresas e colabora para a ótima relação de confiança com o cliente.